

EXAME MOLECULAR | COVID-19
O exame oferecido pela Loci Genética Laboratorial utiliza a metodologia de RT-qPCR considerada como método de escolha para o diagnóstico da infecção por SARS_CoV-2. O teste detecta a presença do novo coronavírus no indivíduo.
Para o indivíduo saber se está imunizado contra o coronavírus é necessária a realização de exame sorológico. Esse, detecta a presença de anticorpos IgM /IgG específicos contra o vírus SARS-CoV-2 no sangue do indivíduo. Há 2 tipos de testes sorológicos no mercado, o teste rápido e o ELISA. Porém, eles não estão validados para o fim do diagnóstico/exclusão da doença na fase aguda/infectante por qualquer autoridade reguladora (vide Nota Técnica COES MINAS COVID No 18 - 01/04/2020), devido à sua baixa sensibilidade e possibilidade de reação cruzada com outros coronavírus normalmente presentes na população.
EXAME SOROLÓGICO | COVID-19
Os testes sorológicos são exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.
Diferentemente da RT-qPCR, os testes sorológicos verificam a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos, no sangue das pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado pelo menos 14 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorrer depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Entre os testes sorológicos, há disponíveis no mercado testes realizados pelo método de Imunocromatografia (TESTES RÁPIDOS) ou por métodos laboratoriais como a técnica de ELISA.
Os TESTES RÁPIDOS possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação com outras metodologias levando a resultados falsos-negativos (falha de detecção) ou falsos-positivos (reação cruzada com outros vírus). Isso pode gerar insegurança e incerteza na interpretação dos resultados e na tomada de decisão se o paciente em questão precisa ou não manter o isolamento social.
Já os testes por ELISA apresentam sensibilidade muito superior aos TESTES RÁPIDOS. O teste sorológico disponibilizado pela Loci Genética Laboratorial utiliza a metodologia de ELISA para detecção, como alvo, de anticorpos da classe IgG produzidos contra a proteína S (de Spike) do vírus SARS-CoV-2. Essa proteína é a utilizada pelo vírus como “chave” de encaixe na “fechadura” presente na superfície das células do sistema respiratório humano, constituindo o primeiro passo do desenvolvimento da COVID-19.
Assim, a detecção de anticorpos IgG contra proteína S no sangue de um indivíduo indica, além de contato prévio com o vírus, que o seu organismo produziu imunidade protetora. Essa afirmação é baseada no fato de que um resultado “reagente” para o ensaio em questão significa que o organismo possui anticorpos neutralizantes que, ao se ligarem à proteína S presente na superfície do vírus, o impedem de entrar na célula hospedeira. Enfim, a detecção de anticorpos IgG contra proteína S do vírus SARS-CoV-2 apresenta-se no cenário coletivo como a mais forte candidata ao tão desejado “passaporte imunológico” por ser um importante marcador de imunidade protetora contra COVID-19.


Clique para comprar o Exame Molecular para Diagnóstico de COVID-19 com
resultado em 2 dias úteis.
Entregue a amostra coletada no Laboratório Loci ou agende a coleta domiciliar,
atendemos toda a RMBH.
LABORATÓRIO HABILITADO
PARA DIAGNÓSTICO DE COVID-19
O laboratório ser habilitado pela FUNED como colaborador da REDELAB COVID-19 significa que tem autorização do Ministério da Saúde para realização do exame diagnóstico molecular de COVID-19 pelo método de RT-qPCR.
De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde o exame de RT-PCR é o método de escolha para o diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2.
