INSTRUÇÕES DE COLETA

Coleta do Exame Anemia Infecciosa Equina (AIE) 

Nome do Exame: Anemia Infecciosa Equina

Mnemônico: AIE

Material: Sangue total em tubo sem anticoagulante (tampa vermelha) ou Soro.

Volume: 4,0 mL de sangue ou 2,0 mL de soro.

Quando a amostra biológica for destinada aos exames de AIE e Mormo, enviar apenas um tubo de 10,0 mL de sangue ou 2,0 mL de soro.

Instruções:

As amostras, Sangue ou Soro, devem ser enviadas para o laboratório sob refrigeração. Para o envio de soro, recomenda-se o seu congelamento prévio antes do seu acondicionamento em caixa isotérmica contendo gelo reciclável;

- A amostra sempre deve estar acompanhada da seguinte documentação:

    * Requisição de Exame para Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina, assinadas e carimbadas pelo médico veterinário solicitante.

OBS:

     - Para resultados solicitados em cópia física, enviar 2 cópias da requisição para o laboratório. Para resultados por e-mail ou disponibilizados pela "Área do Veterinário", enviar 1 cópia da requisição para o laboratório e reter uma cópia para fim de anexá-la ao resultado recebido por meio eletrônico;

    - Verificar se o carimbo está legível contendo as informações: Nome do Médico Veterinário requisitante e seu CRMV do estado. A sua assinatura também deve estar legível nas vias;

      - Atenção à marcação do método de escolha para realização do exame: IDGA ou ELISA!

   - Para maior comodidade, segurança e qualidade do processo de requisição do exame, sugerimos o uso da ferramenta requisição eletrônica disponível em nossa "Área do Veterinário" (acesso pelo menu INÍCIO).

    * Targeta de Identificação de Contraprova, preenchida e assinada pelo portador;

- Embalar a documentação em saco plástico antes de colocá-la na caixa isotérmica junto com as amostras para que não chegue molhada e/ou manchada, o que a invalida.

- A validade do exame é de 60 dias a contar do dia da coleta do sangue do animal.

Conservação: Sangue: Até 8 dias refrigerado entre 2 e 8ºC.

Critérios de Rejeição:

Ausência de documentação de acompanhamento da amostra;

Requisição com campo em branco, rasuras ou com letra ilegível;

Hemólise acentuada.

Método: Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) ou “Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay" (ELISA).

Prazo de Liberação do Resultado: Para o método de IDGA, a partir de 48 horas após início do processamento do exame. Para o método de ELISA, a partir de 8 horas após início do processamento do exame.

Descrição: A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença viral de ocorrência em todos os estados do Brasil, de extrema importância no aspecto sanitário e econômico.  A AIE pode levar à morte muitos dos animais acometidos bem como tornar potentes disseminadores da doença outros indivíduos que são portadores assintomáticos. O sacrifício dos animais acometidos é obrigatório na maioria das regiões do país. Os equídeos que serão transportados de um município a outro ou para outro estado para participar de algum tipo de aglomeração necessariamente precisam portar uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Para obter essa guia, deve ter exame de AIE e Mormo negativo.